terça-feira, 15 de maio de 2012

STCP comemora 140 anos sobre carris

O primeiro passageiro foi no Porto. Para celebrar os 140 anos da inauguração da primeira linha de carros americanos do país, que representou o primeiro serviço público de passageiros em Portugal, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) ofereceu esta terça-feira, durante todo o dia, viagens de eléctrico gratuitas. O convite diz respeito às linhas 1 (Infante-Passeio Alegre), 18 (Massarelos-Carmo) e 22 (Batalha-Carmo).
A STCP também oferece visitas gratuitas ao Museu do Carro Eléctrico (MCE), em Massarelos, entre as 9h30 e 18h. O museu abriga uma ampla colecção de veículos de mercadoria, carros eléctricos, atrelados e documentação ilustrativa da evolução dos transportes públicos sobre carris no Porto.
No passado dia 5 de Maio, houve já uma primeira comemoração relativa a esta data. Durante esse dia, foi “recriada a viagem inaugural do serviço de carros americanos entre a Rua Nova da Alfândega e o Passeio Alegre com o carro americano n.º 8, um raro exemplar da época que integra a colecção do MCE”.
Na recriação histórica, foram evocados os protagonistas da história deste meio de transporte no Porto, como é o caso do Barão da Trovisqueira, o primeiro dono da concessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário