terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

STCP reforça fiscalização ao estacionamento abusivo

STCP reforça fiscalização ao estacionamento abusivo
A STCP e a Polícia Municipal do Porto reforçaram, a partir desta segunda-feira, o serviço 'Via Livre', que em 2010 fiscalizou mais de 2.500 veículos estacionados em zonas proibidas, impedindo a regular circulação dos autocarros.
A partir de agora, o serviço 'Via Livre' consistirá na utilização de duas viaturas onde irão circular fiscais da Polícia Municipal e elementos da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).
Antes, apenas um veículo circulava pelo Porto para fiscalizar o estacionamento
O serviço, que existe já desde 2004, resulta de um protocolo entre a STCP e a Câmara Municipal do Porto, com a finalidade de "obviar ao estacionamento indevido que impede a circulação dos autocarros", explicou à agência Lusa a presidente do conselho de administração da transportadora, Fernanda Meneses.
Como "acontecem mesmo muitos estacionamentos indevidos" e, "mesmo com este sistema assistiu-se a mais de 2.500 infracções em 2010", foi necessário reforçar o serviço com mais um veículo, adiantou a mesma fonte.
"Em conjunto com a Câmara entendemos que era preciso reforçar o serviço, dar maior visibilidade, [até porque] se verifica, em alguns pontos mais críticos, uma impossibilidade quase diária de se poder circular com a regularidade de velocidade que o autocarro utiliza", explicou Fernanda Meneses.
Algumas das ruas onde foram detectados mais casos de perturbação da circulação do transporte público foram a ruas Adolfo Casais Monteiro, Carlos da Maia, do Vilar e Padre António Vieira.
"Mais de 70 por cento das infracções são devidas a estacionamentos junto aos passeios onde é proibido, estando assinalado com linha amarela, e logo em segundo surge, com grande impacto, o estacionamento mesmo em frente às paragens de autocarro", precisou a responsável.
Tal situação "provoca perturbações ao serviço e ao trânsito", além dos inconvenientes com pessoas "idosas ou com dificuldades", que encontram nos veículos mal estacionados obstáculos para aceder aos transportes públicos.
No âmbito das medidas em curso, foi renovada a imagem das viaturas utilizadas, decorando-as de uma forma mais apelativa e visível.
www.jn.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário