sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Tram Stop nº 1 - Estreia

Paragem: Infante

Infante, situada na Rua Infante D. Henrique em frente à Igreja de São Francisco, é o actual terminal nascente  da linha 1, que liga o Infante ao Passeio Alegre. O seu nome "Infante" vem pelo facto de estar situada na rua  e a pouco metros da praça com o mesmo nome. 
Outro situada no outro lado da rua, a paragem do Infante, foi desde sempre uma das principais paragens da linha 1 dos eléctricos do Porto, não só por ser um dos seus terminais, mas também por estar localizada proximamente de vários pontos de interesse do Centro Histórico do Porto, como os que destacaremos de seguida:

1- Igreja de São Francisco
Igreja de São Francisco é uma igreja gótica da cidade do Porto, situada na freguesia de São Nicolau em pleno Centro histórico. A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano. É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII. Anexa à sua entrada frontal, situa-se a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.
File:Igreja de São Francisco (Porto).jpg

2 - Mercado Ferreira Borges
Mercado Ferreira Borges foi construído em 1885 para substituir o já velho Mercado da Ribeira, apesar de nunca ter cumprido as funções para as quais foi originalmente destinado, em virtude da reticência dos negociantes em deixar o mercado anterior. Está actualmente ocupado pelo Hard Club.

3 - Palácio da Bolsa
Palácio da Bolsa construído 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre. Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês. É a sede da Associação Comercial do Porto. O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.
Ficheiro:BolsaValoresPorto.jpg

4 - Ribeira

5 - Rua Mouzinho da Silveira
A Rua de Mouzinho da Silveira  foi construída no último quartel do século XIX, época da maioria dos seus edifícios. O seu traçado, foi decidido  para ligação do Largo de São Bento (hoje Praça de Almeida Garrett) à Rua de São João.
Para a construção desta rua, houve que cobrir o rio da Vila com um grande aqueduto. A sua construção exigiu a expropriação de mais de 80 parcelas de habitações que se localizavam na área correspondente ao seu traçado, para além da demolição de alguns edifícios notáveis, como a Capela de São Crispim e a Capela de São Roque. Foi derrubado um dos últimos vestígios da antiga muralha fernandina, localizado próximo do Largo da Porta de Carros, em frente à Igreja dos Congregados restando então apenas uma parte da muralha que servia de parede lateral à cerca do Convento de São Bento da Avé-Maria.


Localização da Paragem e Pontos de Interesse:
(clique para ampliar)

Sem comentários:

Enviar um comentário