segunda-feira, 30 de abril de 2012

Evento: Desfile de Carros Eléctricos 2012

No próximo sábado, dia 5 de maio, venha reviver 140 anos de história, participando no Desfile de Carros Eléctricos Históricos. O Desfile terá como ponto de partida o Museu do Carro Eléctrico, percorrendo parte do trajecto da antiga Linha da Marginal entre Massarelos > Passeio Alegre > Infante > Massarelos. 

Bilhetes à venda no Museu do Carro Eléctrico. 
Adultos: 4€
Crianças dos 4 aos 12 anos: 2,50€

terça-feira, 17 de abril de 2012

O Carro Americano voltou a sair à rua


"Após tantos anos de espera, eis que o nosso antiguinho carro Americano saiu à rua.
Entre os trabalhos preparatórios para o desfile, há que preparar este ano o Americano para dar um sentido diferente à habitual celebração de Maio dos carros eléctricos.
A propósito das comemorações dos 140 anos da abertura da primeira linha de carros americanos, o desfile irá levar à cabeça este veículo centenário e o mais antigo da colecção do museu, a circular sobre carris.
Mas sobre o programa do desfile, mais à frente iremos ter oportunidade de informar melhor. Agora, quero partilhar com todos os nosso seguidores a viagem do Americano ao Carmo, neste dia 16 de Abril de 2012.
Com o Sr. Aguiar ao freio do carro eléctrico 143 e o Sr. Domingos ao freio do Americano, a viagem decorreu sem incidentes e nem um esticão para a nota." 

Descrição: Carro Atrelado Nº 8

Carro de traçcão animal adquirido à Starbuck Car and Wagon Company of Birkenhead, pela CCFP. Este tipo de veículos circulou pela primeira vez na cidade do Porto em 15 de Maio 1872. Serviu ainda como atrelado das máquinas a vapor e eléctricos.


Gostava de ser guarda-freio dos eléctricos?

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) pretende constituir uma bolsa de Guarda-freios para serviços ocasionais, cujos candidatos reúnam os seguintes requisitos:
- Habilitações literárias - 12º ano
- Fluência em inglês
- Habilitação com carta de condução de pesados de passageiros
- Idade superior a 25 anos
- Boa capacidade de relacionamento
- Boa apresentação
- Disponibilidade imediata
A resposta à candidatura deve ser acompanhada de CV e respetivos comprovativos.
Enviar até ao dia 28 de abril para: geral@stcp.pt ou Av. Fernão de Magalhães, 1862 - 13º, 4350 - 158 Porto

in Facebook Oficial STCP

sábado, 7 de abril de 2012

(Actual.) Extram Makeover - Apresentação

Extram Makeover - Reconstrução de Eléctricos
Apresentação
"Extram Makeover" é o nome da nova rubrica do blog. Esta rubrica será constituída por 5 números semanais, em cada numero sera abordada a reconstrução de um eléctrico dos 5 já reconstruídos pela STCP.  A reconstrução será abordada através de alguns tópicos como:
  • as alterações efectuadas
  • período de recuperação
  • curiosidades e um pouco da historia do carro
  • fotos do antes e depois 
"Extram Makeover" será publicada todas as sextas-feiras pelas 21h00, e estreia brevemente* (a data será divulgada oportunamente). Esta rubrica terá a colaboração de CS-TNJ (user-name) do fórum SkyscraperCity Portugal.

* a data anunciada anteriormente era 13 de Abril, próxima sexta-feira, contudo o número de estreia ainda se encontra bastante atrasado pelo que não será possível estrear na data anunciada. (Pedro Gomes) - 09/04/2012

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Viagem para aproveitar as férias da Páscoa


Foi hoje, nesta quarta feira de sol antes do fim de semana de Páscoa, que realizei a minha "tradicional" viagem de férias nos eléctricos do Porto. Desta vez a escolhida foi a Linha 22 - Circular BatalhaCarmo. Cheguei à paragem 5 minutos antes do eléctrico chegar vindo do Carmo, tempo que aproveitei para ver as novas placas de paragem, já com o novo nome do serviço de eléctricos, o "Porto Tram City Tour", e para ver o novo tarifário praticado nos eléctricos da STCP.
Passados esses 5 minutos chega o eléctrico com a lotação de lugares sentados praticamente esgotada, um bom sinal tendo em conta que o bilhete mais barato é de 2,50 euros, e assim continuou, pois a maioria dos passageiros manteve-se comodamente sentada aguardando o regresso ao Carmo. A viagem começa ao longo da rua Augusto Rosa, até que chegamos à Praça da Batalha onde entram mais 2 passageiros do tempo em que o eléctrico ainda era rei e senhor dos transporte públicos na cidade. Chegados a Santa Catarina, o eléctrico fura por entre o habitual frenesim da principal artéria comercial da cidade. De seguida descemos a rua Passos Manuel em direcção a D.João I onde entram mais duas turistas sorridentes com os seus bilhetes na mão e um casal de portugueses também sorridentes (ainda desconheciam o preço do bilhete do eléctrico), que logo de seguida perderam o sorriso quando tiveram de desembolsar uma nota de cinco euros para poder andar no tradicional eléctrico. A viagem prossegui normalmente até que chegamos ao Carmo, aqui saiu a maior parte dos passageiros, mas foram rapidamente substituídos por outros tantos acabados de chegar do eléctrico 18 que parara na linha do lado. Atravessamos o jardim da Cordoaria, passamos a Torre dos Clérigos, Rua dos Clérigos e chegamos a Praça da Liberdade onde fomos presenteados com o prato do dia nesta linha, um carro parado em cima dos carris do eléctrico, o guarda-freio apitou e lá apareceu a pedir desculpa o "distraído" condutor. Subimos 31 de Janeiro e regressamos sem incidentes ao local de partida a paragem da Batalha ao lado da entrada para o Funicular dos Guindais.
E assim passei uma hora de um dia de férias pelo patrimonio da cidade do Porto. Se está de férias ou tem algum tempo livre siga o meu exemplo e explore a rede de eléctricos do Porto, para além desta há ainda mais duas linhas, a linha 18 Circular MassarelosCarmo e a linha  linha 1 que liga o Passeio Alegre ao Infante ao longo da marginal ribeirinha do Porto. Os preços variam e podem ser consultadosaqui