quinta-feira, 11 de março de 2010

Linhas com História nº3


Linhas com História nº3
Linha nº 3 e linha nº4
Fig.2 - Eléctrico na Praça da Liberdade na Linha 3
 
Fig.2 - Carro Eléctrico na Av.da Boavista na Linha 3
Como no número anterior juntamos a linha 3 e a linha 4 tinham tambem de estar juntas no mesmo número pois a história de uma confunde-se com a da outra. 
Material circulante
Carros eléctricos unidireccionais da série 350-373, 400-404 e 500 conjuntamente com todos os outros tipos excepto os carros de bogie.
Número máximo de eléctricos ao serviço: 9
Curiosidades
Em 1958 a linha 3 (Lordelo) representou 2,0% e a linha 4 (Pereiró) 3,0% das receitas da rede de eléctricos.
Horário de 1914
-Praça - Palácio: 12.00h - 30' - 18.00h
-Palácio - Praça: 12.15h - 30' - 18.15h
Percurso
3- A linha de Lordelo
-Praça da Liberdade - Carmo - Palácio
3 (desde 27 de Maio de 1945 até Janeiro de 1959):
-Praça da Liberdade - Carmo - Palácio - Lordelo 
-3; Comprimento 8 km
Praça da Liberdade - Carmo - Palácio - Boavista - Fonte da Moura - Pereiró
4- A linha de Pereiró ; Comprimento 8 km
-Praça da Liberdade - Carmo - Rua do Rosário (no sentido oposto Cedofeita) - Carvalhosa - Boavista - Fonte da Moura - Pereiró
A partir de 1960 estas linhas estiveram ligadas com a linha 15/ até ao encerramento desta última em 1967
Fig.3 - Carro Eléctrico na Praça da Liberdade na Linha 4 
Fig.4 - Inauguração da Linha 4 em Pereiró
Próximo número dia 18 de Março

Sem comentários:

Enviar um comentário